quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Crianças e a TV.

Aqui na Suiça, deixar uma criança a ver TV è quase um crime...
Eu vou ser ama de 2 meninos, irmaos, o menino tem 2 anos e meio e a mana tem 8 meses, e a primeira coisa que me pediram foi, para enquanto os miudos aqui estiverem, para que a TV nao fosse ligada 1 segundo que fosse, pois as crianças nunca tinham visto, e a mae nao queria tao pouco que vissem.
Pois para mim isto nao è um problema, mas para a minha filha vai ser, pois è uma viciada na TV e no canal que ela adora (Babyfirst TV).
Andava aqui um pouco dividida, e por vezes sentia-me culpada por a deixar ver TV, e sabia que perguntar ao Pediatra dela que me diria logo que TV è impensavel (mentalidade suiça pah!!) andei por aki na net na pesquisa...
Pois nao sei se conhecem, eu tinha encontrado o site do Dr. Luis Pinheiro, Pediatra, e ate ja lhe tinha colocado algumas questoes, as quais foi bastante amavel, e rapido a responder, e coloquei-lhe a minha duvida.


11. Boa Tarde Dr. Luis Pinheiro. Mais uma vez venho recorrer aos seus conselhos, visto que como estou num pais estrangeiro, e a disponiblidade do pediatra da minha filha, por vezes deixa um pouco a desejar... A minha pergunta hoje è sobre a televisao... A minha filha de 12 meses, gosta bastante de ver televisao, visto que temos um canal, que è para crianças de idades entre os 6 meses aos 3 anos...o conteudo do canal è muito didactico, e com ele, a minha filha ja aprendeu a dizer imensas palavras (e a maioria delas sabe o seu significado) como por exemplo: O que è? Quem è? Anda cà, e mais algumas, canta ( na linguagem dela e dança as musicas que no canal ensinam... A minha duvida è, se de facto è prejudicial a tv para crianças de tao tenra idade? tenho ouvido opinioes contraditorias quanto ao assunto, ja me disseram que sim, que ela nao devia ver qualquer tipo de tv, e tambem ja me disseram que depende do conteudo, caso seja algo violento que nao, mas se for algo didactico que nao tem mal nenhum...agora estou na duvida. O que me aconselha Dr.? Muito obrigada, e desejo-lhe o resto de um Bom dia. (cristiana C | Data: 14-01-2010)

Resposta:
Olá. Concordo com a segunda opinião. Se o programa é didático e não violento não vejo grande problema. Cpm




Pois fiquei muito mais descansada, e a Z muito mais feliz!!! Mas de qualquer das formas, quando os meninos ca estiverem, nao ha Tv para ninguem...
Ela gosta de tal forma do canal, que uma das vezes em que fomos passar o fim de semana a casa dos meus pais, ela levantou-se em frente à TV e disse: Peekaboo!! ( programa preferido dela!)Mas como eles nao tem cabo, passou o fim de semana sem Peekaboo...

Ah, deixo tambem o link do Dr. Luis Pinheiro, è bastante prestavel, e do melhor para nos tirar as duvidas...
http://www.lpinheiro.com/default.asp

2 comentários:

Bárbara Brandão disse...

A Vi gosta muito do Pocoyo... conheces?

Kristianna disse...

Sim conheço, ela tb gosta, mas nao è k lhe preste muita atençao...esta miuda se eu deixasse estava em frente à Tv o dia todo...isto se estivesse a dar os programas preferidos...
Ja nada è como antigamente!!! 2 canais, e desenhos animados so ao fim de semana, e para os vermos, tinhamos k nos levantar kuase de madrugada!!!!