sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..."


Li esta frase no Blog da Patricia "A Princesa Maria"...
Nao podia estar mais de acordo...




Tenho um tio, a quem sempre chamei "tio da frança"...quando eu nasci ele ja estava em França com a familia (mulher e filhos) alias, a mulher dele è que è minha tia, mas o meu carinho especial sempre foi por ele...


Esperava sempre ansiosa pelo Verao que eles chegassem...ia-mos para a praia, para o campo, era maravilhoso!!


Em frança trabalhou que nem um doido...tinha o emprego dele, tinha a horta dele, e de outras pessoas, quais cuidava, era porteiro de varios predios etc...


Fez uma casa enorme em Portugal, comprou outra em França...


Trabalhou a vida toda , muito, para um dia voltar a Portugal, e poider gozar-se da casa, e da reforma...


Hoje esta em Portugal...mas nao se esta a gozar de nada do que construiu com todo o seu trabalho arduo ...


Veio de França, directamente para um lar...nem tao pouco sabe que esta em Portugal...nao sabe que è quem, nao conhece a familia...e nao, nao è idoso, tem talvez 70 anos, se ja tiver...


O meu tio sofre de alzheimer..


O meu tio esta quase a desistir da vida...visto que esta numa cama, so abre os olhos a muito custo, come e bebe por uma sonda...e... 
esta sozinho...


A minha tia continua em França, os filhos e os netos tambem...


Depois de uma vida de trabalho...para poder voltar a Portugal...esta ali...sozinho...a morrer sozinho...na companhia de pessoas que certamnnete nao sabem o GRANDE homem que ele foi (è)...


Por isso esta frase da Patricia me tocou tanto...por isso penso...a felicidade...nao tem preço afinal...









4 comentários:

Falar em silêncio... disse...

Tambem gostei bastante desta frase e é bem verdadeira, conheço algumas pessoas assim mas muito sinceramente esse não é o meu lema de vida, para mim é viver um dia de cada vez e não pensar muito no futuro porque senão ficamos xonés de todo lol

Kristianna disse...

È verdade!!

Isto de fazer tudo para a felicidade no futuro...esquecemo-nos de ser feliz no presente...

Anónimo disse...

confesso que já conhecia a frase, mas o que escreveste depois deu todo sentido a ela.. são muitas vezes exemplos destes que nos fazem pensar se estamos a viver ou a deixar a vida passar por nós. lamento pelo teu tio..

Kristianna disse...

Obrigada...

Mas como o meu ti. infelizmente ha muitos...
Conheço pessoas que estavam aqui na suiça ha 30/40 anos...voltaram para Portugal, por estarem gravemente doentes...isto assusta-me...por isso vou-me embora enquanto estou saudavel!!!!
Pelo menos que eu saiba!!