quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Males que veem por bem??

Bem, eu de certezinha que com este post, vou levar "caneladas" a torto e a direito...mas è a minha opiniao...

Portugal e a crise...

Sim, è verdeade que o nosso país esta mal...tudo esta dificil...ha desemprego, trabalha-se mais, recebe-se menos etc...

Mas tenho visto que, neste mau momento, as pessoas se teem virado mais para o nosso país!!

Ja se preocupam em comprar produtos Portugueses, regionais etc...

Cada dia mais, as pessoas estao a voltar as tradiçoes...vao passar os fins de semana á aldeia, comem os que os familiares cultivam ou criam (ou os proprios)!!

Acho que, no fundo, o país tinha que "cair" para  NÓS o podermos levantar!!

Acho que muita gente so se lembrava de PORTUGAL na altura do mundial, ou do Europeu...

Foi preciso esta "crise" para que olhasse-mos para dentro...

O que eu vou fazer para combater esta crise quando for para Portugal??

Comprar 150 euros mensais em productos Portugueses

Comprar artigos que digam Fabricado em portugal (atençao, vejam se teem o endereço de onde foi  fabricado se possivel, pois ha muito producto que diz Made in Portugal, e foi produzido no estrangeiro, mas com productos Portugueses...ou seja, a mao de obra, nao è nossa!!

Comprar fruta e legumes, se possivel regionais (aos agricultores que vivam perto de nós...)

E conforme me for lembrando...vou postando...

Nova Rubrica

Portugal e a Crise

8 comentários:

Futura mãmã disse...

E' a crise... a crise e' de facto so' para alguns ...
para os mais baixos...porque os altos, continuam altos...
porque se portugal continua a mandar dinheiro para outros paises e sinal que ainda ha' dinheiro...e nos nem sabemos onde nem como e gasto!Enfim..portugal !

Anónimo disse...

Portugal está em crise, o mundo está todo em crise.
Acho que se cada um poder contribuir um pouco para levantar o pais dessa crise, é já uma grande ajuda..
Mas o tipico portugues é criticar e nada fazer..Eu cá já comecei a pensar numa serie de formas de poupanças para conseguir que lá em casa a crise não seja tão notada. Mas Concordo contigo e tento sempre que possivel, comprar produtos nacionais.
Porque não pdemos ficar indefirentes nem ignorar temos que levantar as maões e trabalhar para que o nosso pais possa sair da crise. e acredtio que o seremos capazes disso de de muito mais.

Bárbara Brandão disse...

Sabes que já me tinha lembrado de te vir dizer que escolheste talvez a pior altura para regressar a Portugal, mas já muita gente te deve ter dito isso, não? O próximo ano vai ser um ano de muita mudança e ainda não se sabe muito bem o que realmente vai acontecer embora já todos imaginamos que vai ser dificil. Se estás habituada a viver bem e sem passar dificuldades aí na Suiça vais sentir muito mal cá ponhas um pé... não te quero "assustar" até porque não me parece que isso aconteça mas espero que tudo corra bem na vossa volta. =)

Turista disse...

Querida Kristianna, é uma óptima opção, comprara produtos portugueses nomeadamente os agrícolas que constituem a base da nossa alimentação.:)

Katy disse...

Querida, não estou a desvalorizar a tua ideia mas com 150€ mensais de produtos portugueses não comes! Os preços dos produtos portugueses estão um balúrdio, e só se gastares 200€ ou mais por mês é que não passas fome. Eu também gostava de comprar produtos portugueses, mas nas minhas listas de compras só lá vez um ou dois porque senão até eu vou à falência!
O que também me vai safando, e nisso tens razão, é a hortinha do meu avô e do meu pai. Raramente compro legumes que não sejam biológicos, directos da hortinha deles. E sabe muito melhor!

Kristianna disse...

Katy, claro que 150 euros em alimentaçao nao chega...principalmente uma familia de 3!!!
Esta è a estimativa que eu e o marido fizemos, por exemplo, do dinheiro que gastamos mensalmente em alimentaçao, 150 serao em productos Portugueses, outros sera da horta, e outros serao...do que forem!!heheheh
Se aqui dou 8 euros por uma lata com 8 salsichas, 10 por um pacote de cerelac, 2o euros por 1kg de cafe delta...podes ter a certeza que aí vou continuar a contribuir no que puder nos nossos productos!!!

Tourista, eu dou muito valor aos nossos legumes e frutas...o sabor è totalmente diferente!!!Nao os troco por outros...

Barbara, eu sei, tenho consiencia disso, tenho visto AQUI pessoas a passar fome...sim, fome graças a Deus nao è o nosso caso, mas acredita, isto esta mal emn todo o lado...e se te disserem que aqui nao, nao acredites!`!
Ha pessoas aqui que comem mal, para terem um carro á porta (nao è o nosso caso...nem carro temos de momento)

Sem palavras,e futura mamã, verdade, a crise esta por todo o lado...e temos que começar por algum lado...

Talvez o meu contributo nao seja suficiente...e nao è...mas se todos fizermos um bocadinho...as coisas mudam!!

Se poderem comprem nacional, podem gastar mais uns cenbtimos numa peça de fruta, ou sei la, num pacxote de leite, mas quem sabe se o vosso local de trabalho nao depende nesses centimos que estao a gastar...

Rute disse...

Concordo com o que dizes... andamos a viver acima das nossas possibilidade durante muito tempo... agora pagamos a factura... o que revolta não é pagar a "factura" é não pagarmos TODOS a mesma factura! Há muita gente a viver à conta desta "crise" e não estão todos a "pagá-la"! e segue o teu "coração"... eu conheço pessoas que têm arranjado trabalho no meio desta crise... ACREDITAR e TRABALHAR costuma dar resultado! beijinhos

Texuga disse...

A grande diferença que vais notar é em relação aos vencimentos, pois recebemos mal e pagamos muito, seja compras, agua, luz, gás.... Neste momento estamos com o iva a 23% na luz e no gás (um balúrdio)

Adoro ir a praça e comprar os produtos bem frescos, mas gasto sempre um balúrdio em legumes, vegetais e frutas!!!

Noto muito é que os Portugueses cada vez mais estão a ir para as marcas brancas em vez de ser tudo de marca!!

Faz-me muita confusão comprar por exemplo um pão caseiro na praça e deixar lá 2€, enquanto que no supermercado tenho o mesmo pão por 1.20€!!!

Bjs