quarta-feira, 5 de outubro de 2011

perguntinha, Perguntinhas e duvidas!!!

Eu agora vou mesmo ser super chata com este assunto de  voltar a Portugal...eu esta noite so a pensar em tudo que tinha que resolver antes de ir embora (despedir, limpar, entregar casa, despedir seguros, trabalho, resolver papelada...ME_DO!!!)tive bastante dificuldade em adormecer...


Bem...tudo a seu tempo...tenho umas perguntinhas, talvez alguem me possa ajudar...

Como eu vou para Portugal, a meio de um ano escolar, sera que posso inscrever (ainda) a minha filha na pre escola, para entrar a meio do ano??
Sera que è possivel??

A partir de que idade podem entrar, disseram-me 3 mas nao tenho a certeza!!

O usar fralda, è um problema?? è que a minha ja anda aqui por casa sem fralda, mas constantemente descuidada...ou seja chichis no chao sao uma constante...e como vem o inverno...suponho que nao lhe vou conseguir tirar a fralda difinitivamente!!!

Eu nao sei se vou ter logo trabalho assim que chegar (espero muitooooo que sim!!) mas gostava que a piolha começasse logo ao fim de uns tempos, a interagir com as outras crianças e a relacionar-se...porque aqui alem dos miudos que tomo conta, que digamos, sao especiais, ela nao tem contacto com quase crianças nenhumas...entao acho que era importante...

Agora, onde è que eu tenho que me dirigir, para fazer a inscriçao???

(laro que posso ir la directamente perguntar etc...mas gostava de ir assim, com algumas luzes do que fazer e como fazer assim que chegar...)

se alguem poder ajudar...Agradecia!!
beijinhos

7 comentários:

Ana disse...

Olá! Aos 3 anos aqui normalmente nos jardins de infância já não usam fraldas, mas não sei se o facto dela usar será problema... Mas no público não deves ter vaga, terás quase de certeza de arranjar uma creche privada e aí deixam entrar a meio do ano. No público acho que tb deixam, mas normalmente as inscrições são em Janeiro para o ano lectivo seguinte.
Bj

Kristianna disse...

Ola Filipa...bem quanto á fralda, ate espero que se resolva ate la!!!espero muitoooooo...hehehe, pois ela fará os 3 anos em janeiro, e nos nao vamos antes disso...

Quanto as vagas, ja sei que nao è um problema, visto que è numa aldeia, e nao ha muitas crianças...ao ponto de terem fechado a escola primaria este ano, pois nao haviam crianças suficientes...
felizmente caso nao possa entrar a meio do ano, nao terei que procurar creche privada, pois pode sempre ficar com os meus pais...isso tambem (felizmente) nao è problema...so pensei em mete-la na pre a meio do ano, para que tenha contacto com outras crianças...

Beijinhos e muito obrigada!!

Jei disse...

Olá querida...
eu não te sei ajudar nessas questões mas venho desejar-te muita muita sorte!
É sempre um alívio para o coração, podermos rregressar a casa..

beijinhos

100% Mamã disse...

Kris nas públicas as inscrições são em janeiro para entrar em setembro que é quando começa o ano lectivo. As prioridades são os menino de 5 anos e depois vem por aí abaixo, mas pelo que percebi isso não é problema, certo? :)
Imagino a carrada de coisas a tratar mas com calma e tempo tudo se resolve ;)

Kristianna disse...

jei...obrigada querida...sim, è tao bom, tao bom!!!
Beijinhos

100% Mama...sim, nao è problema...alem de ser uma aldeia com muitos habitantes, a grande maioria do pessoal novo, foi viver para a cidade...ainda ha muitas crianças...mas nao ao ponto de nao conseguir vaga...

Coisas para tratar...ai tantas tantas...16 anos de vida neste país!!!

mas ja ando a come4ar a tratar de tudo...com tempo!!

A embaixada è que continua a lixar-me...e o feriado em Pt de hoje tambem!!
hehehhehe

Mas pronto...deixa-se para amanha...
beijinhos e obrigada!!

Ana disse...

Olá :)

Como a tua menina faz três anos em Janeiro, podes inscrevê-la no dia em que faz 3 anos (a inscrição deve ser feita em Janeiro ou numa excepção como é o teu caso no ano civil em que a criança faz 3 anos, embora só possa entrar no início do ano lectivo. Ou seja, em setembro só entram as crianças que têm ou completam 3 anos até ao dia 31 de Dezembro. Por outras palavras, se a tua filha fizesse anos a 31 de Dezembro e houvesse vaga, após aprovação, poderia entrar).
No teu caso, como já disse podes inscrevê-la (no público) no dia do aniversário dela, se houver vaga à partida entra, após aprovação. Não depende do agrupamento de escolas, pois este tem que enviar um pedido para a direcção regional (da tua zona: Norte, Centro ou Sul).
O pedido é sempre aceite. Quanto às fraldas são mesmo proíbidas no público, mas ainda tens tempo. Não te preocupes, pois se fizer xixi, lavam a menina e mudam-na (deves levar uma muda completa de roupa suplente), isso também acontece com crianças de 4 e às vezes de 5 anos. Como disse a Carina a idade conta muito no caso das vagas. Ou seja, para Setembro do próximo ano ela será das mais velhas e entra garantidamente.

Vai tudo correr bem, desde que penses no que tu queres ;)

Qualquer dúvida coloca que eu ajudo se puder, chatinha ;)

Beijinhos

Kristianna disse...

Ana, muito obrigada linda!!

Eu penso que ate la ela larga a fralda!!!

Quer dizer, ela ja nao a usa muito...o unico problema è que se descuida (muitissimo!!!)

Bem, isto agora è um absorver informaçao...e sei que vou ter muitas perguntas e duvidas...obrigada a todas por me estarem a ajudar!!
Obrigada!!!!!!!

beijos