segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Portugues e o Mundo...

Estava no Blog da Avogi, e ao ler um post que escreveu, este, fez-me lembrar uma pergunta que eu me faço muitas vezes:
Será que somos mais inteligentes que o resto do mundo???Sim nós, o Povo Portugues...è que isto è o que vejo diariamente...

Está um Portugues e o Italiano a conversar...estao a falar em Italiano, claro...
Está um Portugues a falar com um Espanhol, o Portugues esta a falar Portunhol...
Está um Portugues a falar com um françes, fala-se em Feançes...com um Ingles, em Ingles, com um Alemao ou suiço...claro, o Portugues desfola-se para falar a lingua...

O Portugues vai seja onde for no mundo...la fala Ingles ou Frances, espanhol ou Italiano, etc...

Ainda nunca fui a lado nenhum, onde nao fosse o Portugues a esfolar-se para se fazer entender...

Quando veem os estrangeiros a Portugal, è ver o Portugues a falar pausadamente e a gesticular para o pobre estrangeiro o perceber...

Ou seja, Portugues pode andar pelo mundo, que nos fazemo-nos entender...o Mundo...tem sorte porque em qualquer lado ha um Portugues...para ajudar a traduzir para qualquer outro, cujo Portugues tambem nao fala a lingua...mas desdobra-se ate se fazer entender!!!

4 comentários:

Claudia disse...

Isso é bem verdade, nós somos muito desenrascados. Quanto às regras é dificil impo-las mas vale mesmo a pena eles tornam-se crianças mais seguras. E o teu sonho Kris que bonito! É isso mesmo Nossa Senhora proteger-vos-à e vai abençoar-vos no vosso regresso.
Vais ser ainda mais feliz aqui :)

AvoGi disse...

Obrigada pela referencia, ma so que digo é verdade, e acho ridículo que quem devia mostrar o orgulho da sua raça nao o faça. olha , pelo menos o Ronaldo fala português...sempre. e quem quiser qu eo entenda ou peça tradução. tb quando vamos a o estrangeiro e eu vou muitas vezes a londres e a Espanha ninguém tenta me entender eu é que tenho de gesticular (como tu dizes e bem) para que me faça entender, e atao os espanhóis rematam logo com :"no comprendo" NO COMPRENDO? digo eu , e pergunto e percebes ingles ? e frances?
kis :=)

Kristianna disse...

Avogi, tem toda a razao!!
Principalmente os espanhois!!hehhe
tenho uma historia engraçada quanto a isso!
Fomos uma vez de carro para Portugal, e dormimos num hotel em espanha...
Ao chegarmos á recepçao, oi meu pai diz que precisa de uma garagem individual... o recepcionista diz que nao fala Portugues...entao, o meu pai ja ia a começar a falar Portunhol, e eu cheguei-me á frente e comecei a falar em alemao...e diz-me o senhor. No hablo aleman!!
Ah nao?? ok falei-lhe em Ingles, á qual abana a cabeeça, tipo nao percebe...
Disse-lhe em Portugues, ok chame la o gerente, dono, chefe qualquer coisa, pois de certeza que em alguma destas linguas me entenderá!!
E diz o tipo num espanhol aportugesado: Se hablarmos lentamente, nos comprendemos, no???

Ah pois sim...nao sabe linguas...mas teem "cagufa"!!
E isto nao è mito, è historia veridica!!

Dreia disse...

True... somos safos!:)
desenrascar é o nosso nome do meio!