terça-feira, 2 de novembro de 2010

Diz entao o que queres...

A Zahyrah anda uma preguiçosa...
Ja diz muita coisa, mas nao constroi frases, o que ja devia ser algo normal com 22 meses, que completa amanha...
Continua a cantar correctamente (ou seja, a cantar diz tudo correctamente...todas e quaisquer palavras), o que me leva a pensar que nao tem quaisquer dificuldades, mas no dia-a-dia...a evoluçao tem sido muito pouca...
Diz o basico...
 bola, mae, mamã, pai, papá, papa, agua, patinho, peixinho, rua, da cá, nao, tim (sim), ..fala ao telefone tipo: Hallo, yah, yah yah adeus!! e desliga depois de mandar um beijo...e conta ate cinco!
e nao muito mais que isto...(e muita coisa numa lingua que parece uma mistura de russo com algo que nao se compreende)
Quando quer alguma coisa, pega na nossa mao, e tenta eleva-la perto do que quer, ou tenta chegar por ela propria, muito raramente aponta , ou entao se nao estamos no compartimento que a senhora deseja, vem agarra-se as nossas pernas e começa a puxar, ou empurra.nos por tras, a dizer á cá (anda cá)...
Por muito que eu lhe diga para me dizer o que quer, ou quando lhe dou, dizer o que è...è escusado...
Agora  que ela canta:
Borboletinha
Papagaio Loiro
ha ha ha minha machadinha
tenho uma boneca
atirei o pau ao gato
olha a bola manel
o balao do joao
a todos um bom natal
sebastiao come tudo tudo tudo
as pombinhas da catrinha
e tantas outras...
Agora pergunto-me:

se ela provavelmente sabe o significado das palavras, porque se a mando ir buscar isto ou aquilo, ou apanha, leva, etc...ela percebe, tambem as sabe dizer, porque as canta...
porque sera que nao usa as palavras???

3 comentários:

Rute disse...

Kris eu não me preocupo muito com essas coisas, acho que cada criança tem o seu tempo. Se ela canta as letras todas é porque faz ainda melhor do que construir frases!!!Acho eu. Vais ver que mais dia menos dia começa para aí a dizer frases e depois ninguém a cala mesmo!Beijocas

marisa moreira disse...

olá amiga tive um pouco ausente sem tempo de ir aos blogues responder mas vim ca sempre ver!!! olha n te preocupes com isso cada criança tem o seu tempo para aprender.... vais ver logo logo.... o problema fica mais q resolvido ;) beijoca
adoro vir aqui heimmmm

Mami ( Sónia ) disse...

Não te preocupes com isso.Cada criança é um caso único. qualquer dia começa a falar que nem um papagaio.
A Sofia só deixou de ser preguiçosa para falar quando foi para a escola.Não stresses que ela sabe falar e entende tudo muito bem.
Beijinhos